Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Por que não podemos beber água salgada?

Quantos copos de água você bebe por dia? Essa água é doce ou salgada? Doce, você responde, logicamente. Mas por que será que a água salgada não deve ser bebida? Existe um fator além do gosto horrível, e talvez você ainda não saiba disso.

A água salgada causa desidratação. Como assim? Imagine que você levou um caldo na praia e acabou bebendo um pouco da água do mar. Nesse caso, seu corpo precisa urinar mais volume do que o de água ingerido para se livrar de todo o sal extra, fazendo com que você sinta mais sede do que nunca.

Alguns animais têm seus corpos preparados para o sal extra. Os albatrozes, por exemplo, contam com uma glândula atrás de seus olhos, responsável pela filtragem da água salgada. O sal extra é então eliminado pela ponta do bico desses animais.
Dessalinização


Fonte da imagem: Pixabay

Se você está se perguntando como é que a Ciência ainda não trabalha com a dessalinização da água, a resposta é: esse tipo de tecnologia existe, mas demanda um uso de energia muito intenso.

De acordo com o Live Science, os processos de dessalinização ocorrem em muitos lugares do mundo, mas, devido aos custos e à energia necessária, muitos países ainda preferem não oferecer esse tipo de serviço.
(Aqui ó: Life`s Little Mysteries Live Science )

Nenhum comentário:

Postar um comentário