Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2013

O QUE É CONFIANÇA E QUAIS SÃO OS SEUS PRESSUPOSTOS

A confiança pode ser definida como a expectativa positiva de que a pessoa não agirá de maneira oportunista, seja por palavras, decisões ou ações. Por “expectativa positiva”, podemos compreender que existe conhecimento e familiaridade entre as partes.

 
A confiança é construída. Não confiamos de imediato em alguém. A confiança completa dá-se pela repetição de comportamentos consistentes com o passar do tempo. Expectativa positiva refere-se à expectativa inicial que temos de alguém não vir a nos prejudicar.

Para que a confiança seja construída, parte-se de cinco pressupostos:

Integridade - A integridade refere-se à honestidade e à confiabilidade de alguém. Esta é a dimensão mais crítica de todas as demais, pois pressupõe um julgamento que fazemos sobre a moral e a ética de outras pessoas. De maneira geral, é menos fácil se confiar em alguém que não tenha integridade

Consistência - É a atitude relacionada à segurança, previsibilidade e a capacidade de julgamento que uma pessoa demonstra em diversas situações. Pessoas que agem de maneiras não-consistentes diminuem sua confiabilidade. Para a construção de relações de confiança, um grau mínimo de segurança quanto às ações são necessárias, para que o comportamento do indivíduo possa ter o mínimo de previsibilidade.

Abertura - Mede a confiança que a outra pessoa tem em você. Você confia em pessoas que também têm confiança em você. Quando não existe essa abertura, o estabelecimento de relações de confiança é prejudicado.

Lealdade - Refere-se à propensão do indivíduo tomar a defesa pela outra. A lealdade pressupõe que você possa depender de alguém, e que este alguém, não agirá de maneira anti-ética com o grau de confiança concedido

Competência - Engloba as habilidades e conhecimentos técnicos e interpessoais do indivíduo. Normalmente é dado um voto de confiança a quem aparenta ter habilidades e capacidades respeitadas.
(Fábio Ramalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário