Pesquisar este blog

sábado, 23 de março de 2013

Inflação - Você sabe o que é?

A história da economia brasileira é ilustrada por diversas experiências e tentativas de conter o processo inflacionário. Vivenciamos experiências terríveis de instabilidade e hiperinflação, tornando o ambiente de investimentos diretos no Brasil extremamente arriscado. Num cenário de turbulência e descontroles inflacionários, como planejar investimentos de longo prazo? Como obter ganhos na bolsa de valores? Esta realidade esteve presente por toda década de 80 e meados da década de 90, quando a implantação do Plano Real finalmente adormeceu o Dragão.



A inflação é um dos componentes mais importantes que afetam o desempenho dos investimentos individuais. Ela influencia diretamente os resultados dos investimentos atrelados a índices de preços, como IPCA ou IGPM, sendo parte extremamente importante nos resultados de seus investimentos no Tesouro Direto, por exemplo. Além disso, a inflação afeta diretamente a efetividade dos rendimentos propiciados pelos investimentos realizados com o objetivo de gerar renda passiva na busca da tão sonhada independência financeira. Uma inflação elevada pode minar a capacidade de geração de renda constante e duradoura e destruir as possibilidades de obtenção de renda passiva relevante.

Então, afinal...
O que é inflação?


A inflação caracteriza-se por um processo contínuo, generalizado e não sazonal de alta nos níveis de preço. É possível conceituar três tipos diferentes de inflação:

- Inflação de demanda: causada pelo excesso de demanda frente à oferta disponível devido a um ou mais fatores tais como aumento da renda disponível, aumento dos gastos públicos, redução da taxa de juros, expansão do crédito, etc.;

- Inflação de custos: caracteriza-se pelo repasse aos preços do aumento de custos, que pode ser causado pelo aumento de encargos, aumento da carga tributária, aumento do custo da mão de obra, desvalorização cambial, aumento dos preços externos (commodities), entre outros;

- Inflação inercial: caracterizada pelos mecanismos de indexação da economia, o reajuste de preços é feito com base na constatação da existência de inflação. Preços, salários, câmbio, etc. têm seus valores aumentados devido à existência da inflação, fazendo com que a inflação atual se torne "piso" para a inflação futura.

Uma vez instalada, a tarefa de domar o dragão da inflação não é nada fácil. A inflação passada é motivo de reajustes salariais reivindicados pelos diferentes sindicatos, aumentando os custos das empresas que são diretamente repassados aos preços (indexação) e aumentando a renda e portando a demanda da população, formando assim um círculo vicioso de enorme força e poder destrutivo, que afeta diretamente os três tipos de inflação.

Este post dá início a série ‘A Inflação no Brasil’, onde visitaremos os diversos planos econômicos criados na tentativa de conter os descontroles inflacionários, bem como avaliaremos os motivos dos que fracassaram e quais foram suas consequências. Então até lá!
(http://investidorderisco.blogspot.com.br/2013/03/inflacao.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário