Pesquisar este blog

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Música: O que a torna tão boa e viciante?




Ah, a música. Acho que não existem palavras para explicar o quanto eu a amo!

Acho que a música traduz tudo que temos em nossos corações, seja romântica ou até mais pesada, sempre encontramos alguma que tenha nossa personalidade.

Para mim a música não é feita só para curtir, ou ir a um show ou numa balada para dançar loucamente. Não! A música é mais que isso. Você pode não perceber mais a música sempre está presente no seu dia-a-dia e ela o ajuda muito a esquecer de pessoas (ou até mesmo lembrar-se delas) e também pode passar o tempo! Quando estamos viajando a melhor companhia é o que? O Fone de ouvido! Quando estamos com o coração partido, há aquela música que te faz colocar tudo para fora. Quando estamos fazendo faxina aí você liga seu MP3 e começa a dançar loucamente sem ver a hora passar e conclui seu servicinho rapidamente! Ou quando você está apenas de curtição com seus amigos (a) numa festa ou mesmo imitando um cantor ou uma cantora em seu quarto.
 
 

A música está presente em todos os lugares mesmo que você não perceba, nas rádios, no trabalho quando você de repente começa a cantar o refrão de alguma música, quando toca o seu celular, quando anda nas ruas!

Desde muito tempo ela já era apreciada:

Pré-História: As primeiras imitações sonoras do homem na pré-história foram unicamente através do som dos movimentos corporais acompanhados de sons vocais, eles pretendiam completar a possessão do animal na sua essência, a sua alma.

Períodos Medievais

Nos períodos celtas e medievais onde os instrumentos mais comuns eram a harpa, a flauta e o alaúde, tocados em festas de comemorações de reis ou até mesmo de moradores ou caçadores solitários nas florestas com seu alaúde.

 



Na Belle Époque em que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, com instrumentos mais sofisticados as pessoas iria se divertir em cabarés animados ao som do jazz e danças agitadas como o foxtrot, o can-can e o Charleston. 



O Blues 




Surgimento no século XIX aos anos 50 do século XX

O Blues nasceu como a voz dos escravos dos campos de algodão do sul dos Estados Unidos. Criado no século passado, ele tomou sua forma final somente a partir de 1900. As primeiras gravações datam dos anos 10. Mas o Blues esperaria um pouco mais para florescer graças ao talento de Big Bill Broonzy, Bessie Smith, Muddy Waters, Otis Spann, Bo Diddley, B.B. King, Lowell Fulson, John Lee Hooker, Howlin, Wolf, Sonny Boy Williamson, Memphis Slim e Buddy Guy.

A partir desta fase, o estilo criado pelos escravos do sul dos Estados Unidos começou a ser um ingrediente obrigatório na receita de inúmeros cantores e bandas de Rock. De Elvys Presley a Janis Joplin. De Roling Stones, Led Zeppellin a Deep Purple, passando por The Doors, Creedence Clearwater Revival e The Who, todo mundo sofreu alguma influência do blues, culminando com Jimi Hendrix e Eric Clapton, estes em diversas formações de banda ou em carreira solo.
O Rock N’ Roll 



Entre o final dos anos 40 e início dos 50, o ritmo tinha, geralmente, como base duas guitarras elétricas, um contrabaixo e uma bateria. No entanto, outros instrumentos também poderiam ser adicionados ao ritmo. Diversos astros do rock surgiram ao longo da sua estrada. Um dos maiores ícones de todas as épocas foi Elvis Presley, também conhecido como o Rei do Rock, foi o ponta pé inicial para a origem de muitas bandas como Chuck Berry, Led Zeppelin, Creedence Clearwater Revival, The Beatles, Rolling Stones e outras dos 70 como Queen, Kiss, Iron Maiden e dos anos 80 como Bon Jovi, Guns n’ Roses, entre outros. 


 Mas com a criação do rock n’ roll surgia muitos outros estilos musicais da época como o Power Metal, o Heave Metal, Tresh Metal, Metal Simfonico e Melódico, Folk, Hard Rock e muito mais.
Pop: 



O comecinho do pop vem bem antes mesmo do rock, lá pelos anos 30, nos Estados Unidos. O blues e o country já tinham algumas das características do gênero: ser fácil de cantar e, por isso, já faziam muito sucesso. Foram esses ritmos que criaram o rock, alguns anos depois. Mas foi nos anos 50 que o pop veio com tudo: Elvis Presley surgia no cenário musical como um ícone do rock, mas era adorado por fãs de todo o mundo. Daí para a frente, só tem celebridade: Marvin Gaye, Ray Charles e Stevie Wonder, com um passo mais romântico e cheio de suingue; Queen e David Bowie adicionaram a pitada do rock; os Backstreet Boys fizeram milhares de adolescentes suspirarem nos idos dos anos 90, com músicas cheias de amor e açúcar; Celine Dion, com sua voz doce, ficou conhecida com a universal My heart will go on do filme arrasa-quarteirão Titanic.



Os anos 2000 trouxeram uma galera mais nova, cheia de energia e com coreografias de tirar o fôlego. Nesse grupo estão Britney Spears, Rihanna, Shakira, Katy Perry, Lady Gaga, Ke$ha e a lista vai longe.
Hip-Hop: 



O termo Hip-Hop foi estabelecido, por volta de 1968, pelo negro África Bambaataa, inspirado em duas movimentações cíclicas.
A primeira delas estava na forma cíclica pela qual se transmitia a cultura dos guetos norte-americanos. A segunda estava justamente na forma de dançar mais popular da época, ou seja, saltar (HOP) movimentando os quadris (HIP). Era um convite à festa.

Nesta época (década de 60) proliferou-se uma grande discussão sobre direitos humanos e, nesta ordem dos fatos, os marginalizados da sociedade de Nova York se articularam para fazer valer suas propostas na eliminação das suas inquietações. Assim surgiram grandes líderes negros, como Martin Luther King e Malcom X, e grupos que lutavam pelos direitos humanos com os Panteras Negras. E esse ambiente influenciou, bastante, os primeiros praticantes do Hip-Hop, principalmente artistas como Isaac Hayes que faziam os habitantes do guetos dançarem as músicas que eles mesmo intitulavam de "Rap", a exemplo dos "Ike's Raps" contidos nos LP's de Hayes, que eram compostos por uma base musical dançante acompanhado de rimas faladas que seguiam o ritmo. Além disso, a mensagem contida nas letras era informática de alto teor político-social.

Portanto, juntando a música (Rap), a dança (Break) e a arte plástica (Graffiti) você têm todos os elementos que deram origem ao Hip-Hop.

O Reggae 



É um gênero musical que tem suas origens na Jamaica. O auge do reggae ocorreu na década de 1970, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.

Os anos 70 (década de 1970) foi a época dos grandes sucesso do reggae. Várias músicas marcaram época e alcançaram o topo na lista de sucesso das rádios: I Shot the Sheriff (versão de Eric Clapton ), Peter Tosh com Legalize It e No Woman , No Cry de Bob Marley.
Vários cantores e bandas passam a incorporar o estilo reggae a partir dos anos 80 (década de 1980). Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fazem músicas, utilizando a batida e a sonoridade dançante e suave. Atualmente, vários cantores e bandas fazem sucesso nesse gênero musical : Ziggy Marley, Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain.
Música Country:


O Country também não pode ser esquecido! Foi um estilo muito popular nos Estados Unidos no início das décadas de 20 e 40. Combinava vários estilos musicais na zona mais rural do Sul dos USA. Inicialmente era uma mescla de folclore de imigrantes de alguns países europeus com relevo para os irlandeses, com estilos já mais estabelecidos no país como os blue e a música religiosa “gospel”, a designação de “country music” começou a ser utilizada na década de 40 deixando para trás o termo “western”.



Sua característica mais marcante era o uso de instrumentos de corda como o violino (a viola e a rabeca), o banjo, o bandolim, a guitarra, a guitarra transversal (mais tarde virá a ser a guitarra havaiana ou steel guitar), o contrabaixo e muitos outros como o acordeão e a harmónica (ou realejo) consoante as influências que sofria. No country atual passaram a utilizar-se muitos destes instrumentos mas na sua versão eléctrica e/ou electrónica. Fazia qualquer vaqueiro tirar os pés do chão e tirar sua dama para dançar!


Mas se for ficar citando todos os estilos musicais, seus ícones e os anos de criação eu vou ficar aqui para sempre!

Hoje em dia acho muito fácil entrar para o ramo musical, pois as pessoas não precisam apenas ter talento (algumas nem tem) a beleza hoje em dia é super fundamental para uma pessoa fazer sucesso. Pois então penso: o século passado era mais justo! As pessoas faziam sucesso pelo seu talento! Não precisavam de escândalos ou de beleza para fazer sucesso e sim de ter uma belíssima voz. Muitos cantores ou cantoras nem se cuidavam direito, porém tinham uma voz que dispensava qualquer apresentação. Mas como os tempos mudaram, só resta nos conformar.

As opiniões variam muito das pessoas, muitos acham que músicas de antigamente como Queen, Madonna, Led Zepelin, Creedance Clearwater Revival ou The Beatles são músicas de “Véio” e preferem mais o estilo contemporâneo. Bem, mas gosto é igual bunda, cada um tem a sua!

Obrigado pela atenção e espero que tenham gostado da matéria!

(Postado Por: Kah)

Nenhum comentário:

Postar um comentário