Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Conheça um pouquinho mais sobre Sushi

Olá pessoas!

Passeando pelo blog  CURIOSIDADES DO JAPÃO encontrei um prático guia que explica certinho o que é o que na culinária japonesa.
Confiram:


Do mar são retirados os principais alimentos que compõem a cozinha japonesa. Em quase todos os pratos estão presentes peixes, algas e frutos do mar. Por ter uma geografia montanhosa, são escassos os espaços para o desenvolvimento da agricultura. Já a cultura do arroz pode ser produzida em áreas pequenas, sendo um dos produtos mais consumidos no país.


No Japão, antigamente, todos os peixes eram devidamente conservados no arroz cozido quando eram transportados para outras localidades. Os japoneses tinham o conhecimento de que o arroz liberava substâncias (ácido acético e láctico) que preservariam a qualidade por mais tempo. Assim, retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e o filé era conservado entre as camadas do arroz, ocorrendo um processo de fermentação natural, e adquirindo um sabor ácido. Esta técnica era comumente usada por pescadores, quando ficavam em alto mar, criando então o sushi prensado.
A técnica de conservação do peixe ao longo do tempo foi transformada num prato, e o sabor ácido, natural da fermentação, foi substituído por ácido acético, e posteriormente pelo vinagre. Por fim, foi acrescentado ao peixe e arroz com vinagre o shoyu.
Em meados do século XIV, os japoneses passam a consumir não somente o peixe como também o arroz, antes de sua fermentação. Surge deste modo o namanarizushi, que originou os diversos tipos de sushi conhecidos hoje em dia.


Tipos de Sushi:

Uramaki:


Arroz sobre folha de nori (significa alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolados de maneira que o arroz permaneça na parte externa. A palavra “Ura” quer dizer “fora”, e “Maki” quer dizer “enrolar”. Normalmente o uramaki vem com gergelim, servindo além de dar um sabor especial, como um belo enfeite. Depois de feito é cortado em seis unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia.

Califórnia:


Esta é a versão americanizada de uramaki, citado anteriormente. É uma ótima opção para quem não aprecia peixe cru. Vem com kani, pepino e manga (ou abacate). Algumas vezes o sushiman inclui maionese, outras vezes cream cheese.

Hossomaki:


É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer “fino” e maki como já foi dito “enrolado”. Conforme o recheio que se usa, o hossomaki leva um nome diferente: Tekamaki (de atum), kapamaki (de pepino), shakemaki(de salmão).

Nigiri:


Bolinho de arroz em forma alongada, coberto com fatias de peixe cru, ou ainda polvo e camarões. São preparados à mão, e sem ajuda de esteirinhas ou formas, sendo apresentados em pares.

Temaki:


É o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. Seu nome significa “enrolado na mão”. A alga marinha do temaki precisa estar seca e crocante. Se você demorar para comer, a alga amolece devido a umidade e fica borrachenta.

A etiqueta para comer o sushi:

E aí quem ficou com vontade?
 
( Joana Ferraz - blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário