Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

AMAR É CUIDAR

Amar é cuidar.


Ninguém sai da sua vida sem um motivo. 
As pessoas crescem, amadurecem e fazem escolhas. Chama-se livre arbítrio. Uma forma mágica que Deus encontrou para que os homens pudessem evoluir sem a sua interferência direta. 
Existem aqueles que evoluem pelo amor e os que, infelizmente, aprendem pela dor.

As pessoas costumam exigir demais das outras. Buscam amparo para seus erros, fraquezas e culpas nos que os cercam. Tendem a apontar o dedo e acusar alguém por algo que elas mesmas ao longo do tempo provocaram. Alguns são incapazes de assumir a culpabilidade de seus atos, transformando o certo no errado, a vítima em culpado e assim, obtêm alento a seu egoísta coração. Esquecem-se que, neste momento, usaram do livre arbítrio e com ele assumiram a responsabilidade pelo caminho que optaram trilhar. Não há culpado. Não há vítima. O que existe é a pobreza de espírito daqueles que tendem a fazer o mal ao seu semelhante, transferindo-lhes a responsabilidade. Motivados por seus apegos mesquinhos.


A caridade é a manifestação mais clara e sincera de amor. A caridade não espera retribuição.  A caridade ao ser praticada nos torna pessoas melhores, não para com os outros, mas para com nós mesmos. Cria um estado de emoções indescritível, como se nos aproximasse de Deus.


Por isso aquele que faz caridade não a usa como exemplo de sua conduta. Não a usa como trampolim para crescimento social. Não a faz com a intenção de obter vantagens pessoais. Pelo simples motivo de isto o afastar do nobre e real significado do ato. É o direito de escolher, é o Livre Arbítrio.


Mas aqueles que cercam a quem trilha o caminho errado, também estão em livre arbítrio e por isso devem correr em amparo e auxilio ao irmão. A evolução é universal e não singular. A de se cuidar uns dos outros. Esta é a Lei maior: Amor Incondicional. “Amai-vos uns aos outros... como eu vos amei!”


Aquele que corta a própria carne, não sabe o que corta. Fere, magoa seu espírito irmão. Vai de encontro as suas escolhas no plano espiritual, quando escolheu esta vida de evolução compartilhada por espíritos de afinidade e resgate. Precisa de entendimento espiritual. 

É um ser fragilizado pelas circunstâncias desta vida terrena. Um espírito em constante conflito sobre seus sentimentos e pensamentos. Este é o que mais precisa de ajuda. Pois entende, ele, que nada o atinge, nada o sufoca, nada lhe faz falta... ele é superior. E vive assim, isolado, em um mundo que ele próprio criou. Trilha um caminho de uma via só, um sentido só e sem direção. 
Este irmão precisa ser amado incondicionalmente. 

Olhe para o lado, observe a grandeza de simples gestos de afeto e o quanto são imensamente compensadores. E tome a iniciativa de amar, sem esperar algo em troca. Cuide de quem te ama e ame quem precisa ser cuidado.

(José Roberto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário