Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

POR ONDE ANDA

ZEZINHO - "O" PONTEIRO ESQUERDO

José Elói Labres, o Zezinho. Nascido em 3 dezembro de 1957, em Encantado (RS). Foi ponta-esquerda do Grêmio no final dos anos 70. No Tricolor gaúcho sofreu com as lesões no púbis. Acabou ficando apenas com a reserva de Éder. Ainda assim, há boas recordações. No Campeonato Brasileiro de 1977, Zezinho fez um golaço na vitória de 1 a 0 sobre o Sport, de Biro-Biro. "Driblei todo o time adversário. Foi um dos gols mais bonitos que o Olímpico já viu", relembra o ponta.


Porém, foi no Brasil de Pelotas onde Zezinho obteve maiores consagrações. Com dribles desconcertantes e um excelente aproveitamento nas cobranças de falta, conquistou facilmente a fiél e exigente torcida Xavante. Levou o time a conquista do título de vice campeão gaúcho em 1983 e participou da bela campanha de 1985, quando o Xavante foi 3º lugar do Brasileirão. Ele acredita que o clube pelotense poderia ter se mantido no primeiro escalão dos clubes brasileiros. "Faltou coragem para os dirigentes", resume.


Zezinho começou cedo no futebol. Com 15 anos, já jogava competições com o grupo principal do Encantado. No Interior gaúcho, jogou também por Esportivo e Caxias, clube no qual atuou junto com Tite e Felipão. Pelo resto do Brasil, defendeu Operário (MS), Ponte Preta e Goiás. Contabiliza na carreira 644 gols. Poderia ter feito mais, caso tivesse nascido na época certa. "Joguei em uma época de craques. Poderia ter nascido uma geração depois", lamenta.
A Revista Placar elegeu Zezinho como o melhor ponteiro esquerdo em 1983.

Zezinho é casado com Denise e pai de Júlio César, 29 anos, e Vanessa, 21, estudantes universitários. Hoje, aos 55 anos, Zezinho é dono de uma loja de artigos esportivos em Encantado e também possui alguns investimentos em imóveis. Tudo graças ao futebol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário