Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

DE ARREPIAR...


"Aconteceu em Pelotas
Um menino de 6 anos chegou em casa e perguntou:

- Pai, para que time eu torço?
O pai imediatamente detectou o problema. Não ligava muito para futebol, nunca tinha conversado com o filho sobre o assunto. Percebeu que o menino tinha chegado a uma idade em que é obrigatório ser torcedor. Decidiu que se esforçaria para reparar o erro.

Prometeu ao filho que o levaria a jogos dos dois maiores clubes do estado, e dos dois maiores clubes da sua cidade, para que o garoto tivesse todas as oportunidades para escolher seu time do coração. Fez a devida lição de casa. Aprendeu os fatos, os nomes, os momentos e lugares importantes na história de cada clube.

A primeira visita foi ao Olímpico Monumental, numa tarde de jogo do Grêmio. Chegaram cedo, passaram no Memorial, viram os troféus da Copa Libertadores, da Copa Intercontinental.
- Filho, o Grêmio é um dos mais bem sucedidos clubes brasileiros no cenário internacional. Ganhou a Libertadores 2 vezes, foi a Tóquio duas vezes para disputar a Copa Intercontinental e venceu uma, também tem uma Recopa Sul-Americana, 2 Campeonatos Brasileiros e 4 Copas do Brasil. Além disso, tem uma história muito rica de conquistas com grande superação, é conhecido como “Imortal” por tais fatos. E claro, é o dono desse estádio, o Olímpico, que será derrubado, pois já esta sendo construída a Arena do Grêmio, que será um dos melhores e mais modernos estádios do mundo.
O jogo foi ótimo, o Grêmio venceu, o menino ficou impressionado com o tamanho do clube.
- E aí, quer comprar uma camisa? – perguntou o pai.
- Ainda faltam três times, né? Prefiro esperar.

A segunda visita foi ao Beira Rio. Passearam pela sede do clube. Viram as fotos de Falcão(O Rei de Roma), de Fernandão, de Figueroa, de Escurinho. Também conheceram a sala de troféus, e viram inúmeras conquistas como a Copa Libertadores, Mundial de Clubes FIFA, Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana, e tantos outros afinal o Internacional é o único clube Brasileiro “Campeão de tudo”. Sentaram-se nas numeradas do estádio do Internacional.
- Filho, esse time é o clube brasileiro com mais títulos importantes na ultima década. Os colorados são apaixonados por essa camisa. Grandes craques passaram por aqui ao longo dos tempos. Tanto que o time de 1979 tem o apelido de “Rolo Compressor”, pois ganhou o Campeonato Brasileiro daquele ano de forma invicta. – contou o pai.
O Internacional ganhou, o menino vibrou. Gostou do ambiente e da estrutura do Beira-Rio, da riqueza do clube..
- Vamos comprar a camisa? – o pai perguntou.
- Mas ainda faltam dois times…

Próxima parada, Boca do Lobo. No carro, indo pro estádio, o pai começou a falar sobre as coisas do time.
- Meu filho, esse time que você vai conhecer hoje não tem a mesma história vitoriosa de Grêmio e Internacional. Porém hoje ele é o único representante da região sul do estado que está no Gauchão da série A. É o time da cidade com a melhor estrutura, tem um dos melhores estádios do interior do estado, sendo também o maior da cidade, oferece também o Parque Lobão aos seus sócios, com piscinas, áreas de lazer e muito mais.
Visitaram as dependências do estádio, viram o troféu de Campeão Gaúcho, e também outros de menor importância.
O Pelotas ganhou o jogo, o menino ficou empolgado. Na Boca do Lobo, dá para ficar bem perto do campo.
Na saída, a mesma pergunta.
- Vamos comprar a camisa?
- Calma pai, ainda tem um jogo para a gente ir, não tem?

E foram ao Bento Freitas, num domingo à tarde. Saíram cedo de casa, estavam bem adiantados. O pai foi falando sobre o Brasil de Pelotas no carro.
- Filho, estamos indo ao Bento Freitas, mas o Bento Freitas não é um estádio como a Boca do Lobo. A estrutura é um pouco pior, as arquibancadas são menores, inclusive uma delas será demolida para a construção de uma nova. Mas a torcida se sente muito bem lá. Outra coisa: o Xavante disputa a segunda divisão do Gauchão, tem apenas um Campeonato Gaúcho como título importante, o resto são conquistas de campeonatos sem expressão, porém é um dos representantes do estado nas competições nacionais e a mais de 10 anos não perdi um clássico.. Mas tem um detalhe interessante: é a maior torcida da cidade, e a terceira maior do Estado. É uma torcida tão apaixonada que é chamada de “A Maior e Mais Fiel”. Esta torcida está há anos sem gan har um título importante, campanhas ruins na grande maioria dos campeonatos que disputa. E ainda por cima há três anos perdeu seu mais recente ídolo, Cláudio Millar, e mais dois companheiros em um acidente trágico na volta de um amistoso.
Dificuldades para estacionar o carro, confusão na entrada, fumaça de churrasquinho, um cara gritando de 5 em 5 segundos: “ É duas balas de goma só paga 1 real”, empurra-empurra, correria, etc... Próximo à bilheteria, viram um homem pardo, de chinelos de dedo, comprando seu ingresso com os últimos trocados de sua surrada carteira.
Logo em seguida chegava o ônibus do Brasil. A torcida enlouquecida toma conta do acesso dos jogadores ao estádio, que com dificuldades conseguem entrar no Bento Freitas em meio aquela massa, que tenta de alguma forma, motivar ainda mais o grupo de atletas.

Por causa do atraso, pai e filho entraram no Bento Freitas pelo portão principal, quase na hora em que o Xavante subiu ao gramado. Sentaram-se apertadamente na escadaria da arquibancada de cimento por falta de espaço, e logo tiveram de se levantar, porque o time foi para o campo. A emoção da torcida ao ver o time subir a escadaria do vestiário, embalado pelos tambores da charanga da “Garra Xavante” deixou o menino impressionado...

 







De repente, o pai percebeu algo assustador. Seu filho estava arrepiado, respiração alterada, chorando de euforia, irriquieto, e ao mesmo tempo rindo sozinho, feliz como se tivesse ganho o maior dos presentes.
- O que aconteceu, meu filho?
- Não sei, pai.
- Por que você está chorando?
- Não sei…
- Quer ir embora?
- Não, quero ficar.
O jogo estava para começar quando o menino pegou o braço do pai.
- Pai, quero uma camisa.
- Como assim?
- Escolhi, pai.
- Mas o jogo ainda nem começou…
- Não importa !!! Eu sou XAVANTE !!!


ENTENDEU?
SENTIU?
NÃO?
ENTÃO NÃO É...
SÓ QUEM É, PRA ENTENDER !!!

EU SOU!! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário