Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ROCK BRASÍLIA - Documentário


Com estréia programada nos cinemas brasileiros para 21 de outubro de 2011, o documentário Rock Brasília - Era de Ouro tem sua trilha sonora editada em CD pela EMI Music - gravadora que abriga toda a discografia da maior banda da região, a Legião Urbana (1982 - 1996), e a parte mais expressiva da obra fonográfica da Plebe Rude. Nas lojas ainda neste mês de outubro, o CD Rock Brasília - Era de Ouro alinha em 17 faixas gravações dos grupos: Capital Inicial (Música Urbana e Psicopata), Plebe Rude (Proteção e Até Quando Esperar?) e Legião Urbana (Que País É Este? e Geração Coca-Cola). Numa licença geográfica, o CD com a trilha sonora do filme de Vladimir Carvalho, inclui Vital e sua Moto, fonograma dos Paralamas do Sucesso, trio que, embora seja de origem carioca, tinha conexões com a cena roqueira surgida em Brasília (DF) na primeira metade dos anos 80. O filme está em cartaz no Festival do Rio.

"Rock Brasília" soma horas de entrevistas a gravações (ou filmagens) antigas, que Carvalho já havia feito, ou comandado, como professor na UnB. Ele exortava seus alunos a pegarem a câmera paras documentar a cidade. Esse material precioso foi resgatado e montado de forma dar um testemunho. Quem foram os jovens que fizeram o rock brasiliense? Qual o seu legado? Eles vieram da classe média, filhos de funcionários, professores, diplomatas. Formaram suas bandas nos prédios das superquadras. E, de repente, à sombra do poder, nos anos de chumbo e da abertura política, estavam refletindo sobre o mundo que os cercava. O cinema não precisa ser, necessariamente, emocionante. E emocionar-se também não significa se alienar. São as lições de "Rock Brasília". Os jovens de 20/30 anos atrás voltam-se sobre o próprio passado, os pais de alguns somam suas vozes para contar as histórias de repressão.

Momentos permanecem - o quebra-quebra no show do Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha, em junho de 1988; e o grande show do Capital Inicial, na Esplanada dos Ministérios, em 2008, quando Dinho levantou o público cantando o refrão de Renato Russo "Que País É Esse?". "Rock Brasília" é, por assim dizer, geracional. Vladimir Carvalho colocou na tela a voz de sua geração. Ao fazê-lo, dialoga com o público atual. Em Paulínia, Brasília e no Festival do Rio, as sessões de seu filme foram lindas. A expectativa é de que seja, também, nesta nova fase que se abre com o lançamento nas salas.

ROCK BRASÍLIA -

Direção: Vladimir Carvalho.Gênero: Documentário (Brasil/2011, 111 minutos). Censura: 12 anos . 
 
(fonte: Tribuna do Norte/blognotasmusicais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário