Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Puíta ou Cuíca

Puíta ou Cuíca


A cuíca ou puíta é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O som é obtido friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com dedo, produzindo um som de ronco característico. Quanto mais perto do centro da cuíca,  mais agudo será o som produzido.

A classificação 
A cuíca é ambígua. Algumas classificações (por exemplo, Hornbostel–Sachs) dão a cuíca como exemplo de um membranofone friccionado. Outras qualificam-na como um idiofone friccionado, sendo a vibração da haste transmitida à membrana por contato.

Origem do instrumento
A cuíca foi trazida ao Brasil por escravos africanos e era também chamada de "rugido de leão" ou de "tambor de fricção". Em suas primeiras encarnações era usada por caçadores para atrair leões com os rugidos que o instrumento pode produzir.
De instrumento de caça passou a ter seu uso difundido na música brasileira e por volta de 1930, passou a fazer parte das baterias das escolas de samba. Atualmente é também encontrada no jazz contemporâneo e em estilos de funk e latinos.

O surgimento do termo "cuíca"
A cuíca, também  chamada de poica no maracatu rural de Pernambuco, recebe muitos outros nomes em diferentes manifestações culturais do país. Além de poica, ela também é conhecida como puíta, omelê, adufo, tambor-onça, roncador, fungador-onça, socador e ronca.
Existem duas versões para o termo cuíca.  Um deles, de acordo com jornalista, poeta e folclorista Cornélio Pires, conta que um apresentador do rádio passou a chamá-la de cuíca para evitar qualquer deturpação possível com o vocábulo original daquele instrumento, ou seja, puíta. Possivelmente essa deturpação que o preocupava seria notada em alguma apresentação de um tocador de puíta, ou puiteiro.

Outra explicação sobre a origem do termo cuíca  relaciona o instrumento a um animal que tem este mesmo nome. A cuíca é um marsupial parente do canguru e que é muitas vezes confundido com o gambá e que emite um som parecido com o do instrumento.

A  cuíca no jazz
Instrumento típico do samba , atualmente a cuíca também vem sendo muito utilizada no jazz. No livro JAZZ – History, Instruments, Musicians e Recordings, de  John Fordham, encontramos registros da utilização do instrumento no estilo musical. Além disso, já são muitos os músicos que passaram a utilizar o instrumento. O percussionista americano Steven Kroon dedica uma faixa de um disco seu ao instrumento. A música se chama Brazilian Sugar. 

Há outros registros, como por exemplo de Fritz Escovão na música Rocking with Mocotó, gravada em 1974, mas lançada recentemente no disco “Dizzy Gillespie no Brasil com Trio Mocotó”.  Dizzy Gillespie foi uma das figuras mais importantes da história do jazz e um apaixonado pela música brasileira. Nesta faixa o compositor mistura o jazz com a cuíca, criando um estilo samba-jazz. 

Técnica

O polegar, o indicador e o dedo médio seguram a haste no interior do instrumento com um pedaço de pano úmido, e os ritmos são articulados pelo deslizamento deste tecido ao longo do bambu. A outra mão segura a cuíca e com os dedos exerce uma pressão na pele. Quanto mais forte a haste for segurada e mais pressão for aplicada na pele mais altos serão os tons obtidos. Um toque mais leve e menos pressão irão produzir tons mais baixos.

 (fonte: Portoweb, Cuíca Brasil e Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário