Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

VIOLÃO E SUAS PARTES



 

 Boca » Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga. 

Mosaico/Rosácea » Feito de minúsculos pedaços de madeira serve de ornamentação para a boca do violão.

Braço » Parte do instrumento que dá suporte a escala.
Caixa de ressonância » Conjunto responsável pela amplificação do som. É formada basicamente pelo fundo, faixas e tampo.
Cavalete » Colado sobre o tampo serve para prender as cordas e de suporte para o rastilho.
Cordas » Parte fundamental onde se originam as notas musicais. Podem ser de nylon ou aço.
Faixas » São as laterais do instrumento, geralmente feita da mesma madeira do fundo.
Fundo » Componente fundamental da caixa de ressonância.
Mão/Palma » A parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das tarraxas.
Pestana » Barra de osso, plástico, madeira nobre ou madrepérola, fixada sobre a palma no início da escala. Possui pequenos sulcos entalhados para a passagem de cada corda. Isso permite o posicionamento correto das cordas. É o ponto de origem do comprimento das cordas e muitos o consideram como o traste zero. (na ausência do trato zero)
Rastilho » Parte do instrumento em que se apóiam as cordas presas ao cavalete. Osso ou marfim são incomparáveis e fornecem grande apoio ás cordas, por serem inflexíveis e rígidos não absorvem as ondas ao contrário dos de plástico, utilizados hoje em violões baratos que absorvem o som por ser flexível.

Tampo » Corresponde ao corpo do instrumento. Onde a sonoridade varia de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do instrumento etc...

Leque Harmônico » Pequenas travessas coladas na parte interna do tampo. Tem as funções de reforçar e distribuir a vibração do tampo.
  

Tarrachas » Tem a finalidade de alcançar a afinação correta tencionando as cordas conforme a altura da afinação.
Escala » Faixa de madeira onde são incrustados os trastes. Pode ser de ipê, jacarandá, imbuia, ébano e outras... Fixada sobre o braço e sua ponta se estende sobre o tampo.

Casas » Divisões na escala que indicam exatamente a localização para posições das Notas musicais.

Trastes/Trastos » São pequenas barras de metal (geralmente alpaca, latão ou níquel) incrustadas na escala e que definem os pontos exatos em que a corda deve ser dividida para obter cada uma das notas. Quando o músico encosta o dedo sobre uma corda ela pousa sobre a escala e fica apoiada sobre o traste. O comprimento vibrante da corda passa a ser aquele entre o traste e o rastilho. Os trastes são montados nos instrumentos modernos para permitir que as guitarras tenham temperamento igual. Conseqüentemente a razão entre as distâncias de dois trastes consecutivos é, cujo valor numérico é aproximadamente 1,059463. Como essa razão é aplicada sucessivamente a cada intervalo, isso explica porque as casas próximas a pestana são mais largas que aquelas próximas ao corpo do instrumento. O 12º traste divide a corda exatamente na metade e o 24º (se existente) divide a corda em um quarto do comprimento total (entre a pestana e o rastilho). Cada doze trastes representam um intervalo de exatamente uma oitava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário