Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

BREVE HISTÓRIA DO CAJON

O Cajon é um paralelepípedo feito de madeira (contraplacado) com cerca 50 centímetros de altura, 30 de largura e fundo.

Encostado à parte de trás da tampa, na qual se toca, tem um ou mais bordões (cordas graves de guitarra) que formam uma esteira (snare) semelhante à caixa de rufo (tarola) que lhe confere uma sonoridade que vai do agudo brilhante ao grave profundo, quando tocamos respectivamente com os dedos junto às arestas ou no centro do tampo com a palma da mão. Há quem use também baquetas e vassouras.
Para atenuar eventuais harmónicos indesejáveis podem ser colocados pequenos pedaços de fita adesiva sobre os bordões.Supõe-se que os primeiros Cajons eram caixas de madeira para transportar fruta e outros alimentos.
Há também quem refira que os primeiros a serem utilizados foram as caixas para transportar peixe que os marinheiros espanhóis aproveitavam para acompanhar as guitarras nas suas deslocações por mar.

O Cajon, que continua a ser um símbolo da comunidade negra peruana, que reclama a sua origem, representa um substituo dos tambores africanos que foram proibidos aos escravos. Chegou mesmo a haver uma lei que lhes proibia a posse e a execução do Cajon, no século XVII, no período colonial.
Em Cuba, onde alguns historiadores também reivindicam a sua “paternidade”, alguns ritmos Rumba são tocados no Cajon. A Rumba, que surgiu em Mantanzas, cidade que tive o prazer de conhecer, era tocada em caixas de bacalhau, que se supõe terem sido transformadas, possivelmente, no instrumento de percussão ao qual hoje chamamos Cajon.
Caitro Soto é apontado como a pessoa que entregou materialmente o primeiro Cajon a Paco de Lucia. Mas, foi o percussionista brasileiro Ruben Dantas e o bailarino sevilhano Manuel Soler que o tocaram pela primeira vez na formação flamenga de Paco de Lucia nos anos 70.

O Cajon continua a ser muito utilizado no flamengo, cujas raízes podem ser encontradas na música árabe, hindu, judia, grega e castelhana, entre outras, e desenvolveu-se desde a chegada dos ciganos a Andaluzia no século XV, vindos segundo se crê, duma região do Norte da Índia chamada Sid, actualmente pertencente ao Paquistão.
Pensa-se que palavra "flamenco", que começou a ser usada a partir do século XVIII como sinónimo de cigano andaluz, tenha as suas origens nas palavras árabes. (Luis Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário