Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Histórico da Som Brasil

HISTÓRICO DA “PIONEIRA” LUTHIERIA SOM BRASIL
No ano de 1998 José Roberto, Marcos Kautzmann e Marcos Rosa uniram esforços para tornar concreta a idéia de se produzir instrumentos musicais e acessórios de maneira artesanal e com materiais alternativos. O espaço de 120 m² em um pavilhão abandonado no Instituto de Menores foi a área encontrada para dar inicio as atividades. O foco principal era a utilização de fibra de vidro (fiberglass) em instrumentos como violão, cavaco, cubanas, congas, bongôs, afuchês e baquetas. Paralelo a este projeto os sócios desenvolveram, de forma totalmente autodidata, métodos para a produção de instrumentos de percussão em madeira. Assim nascia os produtos com a  marca SOM BRASIL.
Em 1999 foi registrada a empresa Som Brasil Instrumentos Musicais Ltda. Pioneira na fabricação de mix de instrumentos musicais de cordas e percussão no Rio Grande do Sul. Agora instalada em prédio de 240m², contando com 13 pessoas envolvidas diretamente na produção e 4 estagiários da Escola Técnica Federal de Pelotas. Os produtos passam a ser distribuídos para outros estados como SC, PR, MG e GO. Neste mesmo ano o prédio da empresa sofreu dois arrombamentos, e o furto impossibilitou a continuidade dos trabalhos durante três meses.
Já no ano de 2000 a Som Brasil foi instalada em um prédio na Rua Tiradentes com cerca de 100m² e reinicia suas atividades. Contando agora com apenas com um funcionário a empresa produz o necessário para atender apenas algumas lojas dentro do estado do RS. No ano de 2001 a Som Brasil, através de um investidor, aumenta sua escala de produção e funcionários, passando a distribuir seus produtos através de representantes para mais de 80 lojas e atacados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante, estes mais de 13 anos, a marca Som Brasil esteve presente em diversos festivais, bandas de fanfarra, bandas marciais, carnavais, conservatórios, escolas de música, bandas musicais e em parcerias com os mais diversos músicos e gêneros. Seja confeccionando instrumentos e acessórios ou através da manutenção destes.
“Som Brasil, simplesmente, pelos músicos e pela música.”

Um comentário: